sexta-feira, 28 de março de 2008

O Que é IPTV

IPTV, apenas mais uma sigla ou realmente algo novo?


O que é IPTV?

De acordo com o Wikipedia: IPTV (Internet Protocol Television, Interactive Personal Television, Intelligent Personal Television)
é um sistema onde um serviço de TV digital é disponibilizado através do protocolo IP sobre uma dada infra-estrutura de rede.
Vamos às explicações da sigla IPTV:
  • Internet Protocol Television: proposto pelo Open IPTV Forum, que até o momento é a maior iniciativa de criação de um standard para a tecnologia [http://www.openiptvforum.org].
  • Interactive Personal Television: A justificativa é que a interatividade proposta pela tecnolgia proporciona uma grande experiência pessoal de uso, permitindo ao usuário criar uma programação de acordo com seus desejos.
  • Intelligent Personal Television: Vemos aqui mais uma vez a palavra personal, justificada acima. Ao contrário de televisões sem poder de processamento no que se diz respeito a conteúdo, com IPTV, a iteligência já presente nas redes de comunicação será então aplicada aos nossos TV sets, com programação e advertisements direcionados, possibilidade de troca de mensagens, compra direta de produtos, jogos, entre outras opções.

Antes que alguns se confundam, embobra IPTV seja digital, ela não é a 'TV Digital' que ainda está se estabelecendo por aqui.
As diferenças principais são:
  • Meio de transmição:
    • TV Digital: ondas de rádio
    • IPTV: IP, via qualquer meio (aéreo ou cabeado)
  • Interatividade:
    • TV Digital: não há possibilidade de comunicação 'usuário - > empresa que disponobiliza tv'
    • IPTV: considerando que o canal de comunicação permite o envio de dados em alta velocidade, há a possibilidade de utilização de serviços interativos.

As principais semelhanças estão na necessidade de ter-se um set-top-box e que a qualidade de audio e video são próximas(ambas podem trasmitir HD, por exemplo)

Um canal de mão dupla, esta é a solução.

Os sistemas de tv de TV convencionais (digitais ou não) na sua maioria funcionam com comunicação unidirecional ou bidirecional porém muito limitada.

Alguns exemplos:
  • TV Convencional (broadcast) canal unidirecional, o dispositivo (o equipamento de televisão) somente recebe sinais.
  • TV via satélite (SKY): a interatividade é limitada, o canal é bidirecional, mas o envio de dados é feito através de linha discada.
  • TV a cabo (NET): interatividade também limitada, a linha de envio pode ser IP mas a estrutura não é preparada para constante comunicação com os a fornecedora do serviço.

No que se diz respeito à IPTV, toda a comunicação (tanto o imagem e som, quanto também as ações do usuário) são transidadas por uma rede IP controlada, e especialmente preparada para este propósito.

Mas e para o usuário final, o que tudo isso quer dizer? A minha resposta é: Televisão Interativa.

Vejamos alguns serviços possíveis e que já existem em alguns países (No Brasil ainda há uma limitação por parte da ANATEL, mas que está para cair em breve):
  • Start over TV: você começou a assistir o programa pela metade? Sem problemas, é possível voltar ao início para assistir.
  • Pause: Possível dar pausa no programa.
  • Fast Forward & Rewind: possível avançar ou retroceder em um programa. No caso de broadcast, claro, é possível avançar somente até o ponto em que ele se torna real-time.
  • PVR - Personal Video Recording: Esta funcionalidade já existe em alguns outros sistemas, mas resume-se na possibilidade de gravar um programa, de maneira simples seria um VCR digital.
  • nPVR - Netword Personal Video Recording: diferencia-se do PVR pois o conteúdo é armazenado pela empresa que disponibiliza o serviço e não em um equipamento na casa do assinante.
  • VOD - Video on Demand: Compra de conteúdo sobre demanda. Quer assistir a um filme, não vá mais a locadora, compre-o diretamente pela sua televisão. Diferencia-se do serviços oferencidos por SKY e NET atualmente pois é possivel começar a exibição no momento que quiser, as operações de Pause, FF RW também estão disponíveis.
  • Bookmark: Gosta de uma cena de um filme? Coloque uma marcação e vá diretamente para ela sempre que desejar
  • Advertisement localizado: Gostou do sofá da novela? Compre-o através de sua televisão.

Foram alguns exemplos.

Quando IPTV estiver rodando em uma rede IMS (IP Multimedia Subsystem) a coisa fica mais bonita ainda, veja:
  • Está assistindo um filme mas precisa sair e quer continuar a ver? Sem problemas, continue assistindo de onde parou no seu celular.
  • Está assistindo tv e gostaria de se comunicar com um amigo? Mande uma mensagem para o celular dele através de sua TV.
  • Há também a possibilidade de receber mensagens e vídeos que foram enviados a seu celular em sua tv.

Tudo muito bonito, não é? Mas e para nós brasileiros, quando?

A notícia é boa. Já há empresas que enviaram RFPs (Request for Proposals) para a maioria dos provedores de solução de IPTV. Dentre as informações que posso divulgar, uma é que a realidade não está há mais de 18 meses de distância de nós.

Que o futuro chegue em breve.

Para os amigos que sempre me perguntam o que eu faço no trabalho, a resposta é: Trabalho com IPTV. :)

Algumas referências.

http://www.openiptvforum.org/docs/Whitepaper_v1_2_071126.pdf
http://www.ericsson.com/solutions/learning/previous_online_seminars/iptv/iptv.pdf
http://www.fcc.gov/Speeches/Kennard/2000/spwek001.html

OBS. Para um próximo post abordarei a arquitetura de uma solução de IPTV.

12 comentários:

Anônimo disse...

Bem didático esse seu post. Aprendi bastante sobre o seu trabalho. Mas ainda prefiro aqueles posts sobre politica e humor ácido! Mas entendo que essa fase da sua vida está te deixando mais sereno.

Anônimo disse...

Diógenes, você não é caveira, é moleque, entendeu? MOLEQUE!! Que catzo de cara de emo gay britânico é essa na foto?

Diógenes G. Rettori disse...

Que o Zémanensky tá falando de mim. Acha que com aquele óculos de Woody Alen Lennon wannabe consegue fazer algo de bom. Po Alexei... já que é pra ser emo... saudades de vc cara!

Unknown disse...

Ola, gostei muito da sua explicacao sobre IPTV, gostaria de saber mais sobre o assunto, li que vc trabalho com essa tecnologia, se possivel poderia explicar como na pratica se colocaria um sistema desses em uso??
Muito grato
Anderson

Diógenes G. Rettori disse...

Toku Toku tv, posso te explicar na prática sim. Seu prefil blogger está bloqueado, não consegui acesso a seu e-mail.
Abraços.

Roberta Estevam disse...

Oi, Diógenes! Eu gostaria de ter a mesma informação que o Toku Toku Solicitou.

Obrigada!

Luis disse...

Esse Google é mto FILA DA MAE:
http://www.google.com/search?q=o+que+%C3%A9+iptv&sourceid=navclient-ff&ie=UTF-8&rlz=1B3GGGL_pt-BRBR238BR238

Anônimo disse...

Olá meu caro Diogenes.

Achei seu blog através do wikipédia quando eu procurava informações sobre IPTV. Parabéns pelo conteúdo descrito.

Aguardo o seu próximo post referente a esse assunto.

Trabalho em uma empresa de Telecom que iniciará os testes com a IPTV e todo assunto me interessa pois participo do projeto.
Abraço

Unknown disse...

Prezado Diógenes, estou fazendo o meu trabalho de TCC e o assunto é sobre IPTV. Gostaria de saber se você poderia me dar mais informações técnicas sobre esse assunto.
E parabéns pelo post.

Diógenes G. Rettori disse...

Opa Márcio, obrigado. Posso te ajudar sim, preciso apenas de uma forma de de contactar, seu perfil está boloqueado.

Unknown disse...

Gostei bastante do tema IPTV. Pelos comentarios deu-me a entender que é conhecedor da matéria.Pretendo fazer um estudo de caso sobre IPTV, não sei se posso contar com sua ajuda?

Augusto
Mocambique

Diógenes G. Rettori disse...

Opa Augusto, obrigado. Posso te ajudar sim, preciso apenas de uma forma de de contactar, seu perfil está boloqueado.