O que é IPTV?
De acordo com o Wikipedia: IPTV (Internet Protocol Television, Interactive Personal Television, Intelligent Personal Television)
é um sistema onde um serviço de TV digital é disponibilizado através do protocolo IP sobre uma dada infra-estrutura de rede.
Vamos às explicações da sigla IPTV:
- Internet Protocol Television: proposto pelo Open IPTV Forum, que até o momento é a maior iniciativa de criação de um standard para a tecnologia [http://www.openiptvforum.org].
- Interactive Personal Television: A justificativa é que a interatividade proposta pela tecnolgia proporciona uma grande experiência pessoal de uso, permitindo ao usuário criar uma programação de acordo com seus desejos.
- Intelligent Personal Television: Vemos aqui mais uma vez a palavra personal, justificada acima. Ao contrário de televisões sem poder de processamento no que se diz respeito a conteúdo, com IPTV, a iteligência já presente nas redes de comunicação será então aplicada aos nossos TV sets, com programação e advertisements direcionados, possibilidade de troca de mensagens, compra direta de produtos, jogos, entre outras opções.
Antes que alguns se confundam, embobra IPTV seja digital, ela não é a 'TV Digital' que ainda está se estabelecendo por aqui.
As diferenças principais são:
- Meio de transmição:
- TV Digital: ondas de rádio
- IPTV: IP, via qualquer meio (aéreo ou cabeado)
- Interatividade:
- TV Digital: não há possibilidade de comunicação 'usuário - > empresa que disponobiliza tv'
- IPTV: considerando que o canal de comunicação permite o envio de dados em alta velocidade, há a possibilidade de utilização de serviços interativos.
As principais semelhanças estão na necessidade de ter-se um set-top-box e que a qualidade de audio e video são próximas(ambas podem trasmitir HD, por exemplo)
Um canal de mão dupla, esta é a solução.
Os sistemas de tv de TV convencionais (digitais ou não) na sua maioria funcionam com comunicação unidirecional ou bidirecional porém muito limitada.
Alguns exemplos:
- TV Convencional (broadcast) canal unidirecional, o dispositivo (o equipamento de televisão) somente recebe sinais.
- TV via satélite (SKY): a interatividade é limitada, o canal é bidirecional, mas o envio de dados é feito através de linha discada.
- TV a cabo (NET): interatividade também limitada, a linha de envio pode ser IP mas a estrutura não é preparada para constante comunicação com os a fornecedora do serviço.
No que se diz respeito à IPTV, toda a comunicação (tanto o imagem e som, quanto também as ações do usuário) são transidadas por uma rede IP controlada, e especialmente preparada para este propósito.
Mas e para o usuário final, o que tudo isso quer dizer? A minha resposta é: Televisão Interativa.
Vejamos alguns serviços possíveis e que já existem em alguns países (No Brasil ainda há uma limitação por parte da ANATEL, mas que está para cair em breve):
- Start over TV: você começou a assistir o programa pela metade? Sem problemas, é possível voltar ao início para assistir.
- Pause: Possível dar pausa no programa.
- Fast Forward & Rewind: possível avançar ou retroceder em um programa. No caso de broadcast, claro, é possível avançar somente até o ponto em que ele se torna real-time.
- PVR - Personal Video Recording: Esta funcionalidade já existe em alguns outros sistemas, mas resume-se na possibilidade de gravar um programa, de maneira simples seria um VCR digital.
- nPVR - Netword Personal Video Recording: diferencia-se do PVR pois o conteúdo é armazenado pela empresa que disponibiliza o serviço e não em um equipamento na casa do assinante.
- VOD - Video on Demand: Compra de conteúdo sobre demanda. Quer assistir a um filme, não vá mais a locadora, compre-o diretamente pela sua televisão. Diferencia-se do serviços oferencidos por SKY e NET atualmente pois é possivel começar a exibição no momento que quiser, as operações de Pause, FF RW também estão disponíveis.
- Bookmark: Gosta de uma cena de um filme? Coloque uma marcação e vá diretamente para ela sempre que desejar
- Advertisement localizado: Gostou do sofá da novela? Compre-o através de sua televisão.
Foram alguns exemplos.
Quando IPTV estiver rodando em uma rede IMS (IP Multimedia Subsystem) a coisa fica mais bonita ainda, veja:
- Está assistindo um filme mas precisa sair e quer continuar a ver? Sem problemas, continue assistindo de onde parou no seu celular.
- Está assistindo tv e gostaria de se comunicar com um amigo? Mande uma mensagem para o celular dele através de sua TV.
- Há também a possibilidade de receber mensagens e vídeos que foram enviados a seu celular em sua tv.
Tudo muito bonito, não é? Mas e para nós brasileiros, quando?
A notícia é boa. Já há empresas que enviaram RFPs (Request for Proposals) para a maioria dos provedores de solução de IPTV. Dentre as informações que posso divulgar, uma é que a realidade não está há mais de 18 meses de distância de nós.
Que o futuro chegue em breve.
Para os amigos que sempre me perguntam o que eu faço no trabalho, a resposta é: Trabalho com IPTV. :)
Algumas referências.
http://www.openiptvforum.org/docs/Whitepaper_v1_2_071126.pdf
http://www.ericsson.com/solutions/learning/previous_online_seminars/iptv/iptv.pdf
http://www.fcc.gov/Speeches/Kennard/2000/spwek001.html
OBS. Para um próximo post abordarei a arquitetura de uma solução de IPTV.